Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. A higienização adequada das mãos pode impedir que você fique doente.
Grande parte das infecções comuns, tais como resfriados, gripes, intoxicação alimentar, hepatite A, parasitoses intestinais, conjuntivites e muitas outras, são transmitidas habitualmente por mãos contaminadas.
Mas afinal, é somente antes das refeições que devemos lavar as mãos? A resposta é não. A higienização deve ocorrer em diversas situações como:
- Antes e depois de preparar comidas.
- Antes de começar a comer.
- Antes de tratar qualquer ferida ou machucado.
- Antes e depois de entrar em contato com qualquer pessoa doente.
- Depois de usar o banheiro.
- Depois de trocar fraldas ou limpar alguma criança que tenha ido ao banheiro.
- Depois de assoar o nariz, tossir, espirrar ou ter contato com qualquer tipo de secreção corporal.
- Depois de usar transporte público.
- Depois de entrar em contato com animais.
- Depois de manusear lixo.
- Ao chegar em casa e toda a vez que a mão estiver nitidamente com alguma sujeira
Fique atento: na falta de uma pia, higienize as mãos com álcool gel.
Você sabia que em estabelecimentos comerciais de manipulação de alimentos é obrigatório o adesivo de orientação de lavagem das mãos nas pias e o treinamento dos colaboradores?
O não cumprimento da legislação ANVISA gera multas e penalidades.
Garanta a Higiene, Segurança alimentar e Biossegurança no seu estabelecimento. Entre em contato com a gente e conte com a nossa expertise para assegurar a saúde dos seus clientes e colaboradores, além de fortalecer a boa imagem do seu negócio!
Você também pode gostar:
Para te ajudar na conscientização da sua equipe, desenvolvemos um cartaz especial sobre a importância da lavagens das mãos e orientações sobre quando deve ser realizada. Baixe e aplique em sua operação: [Baixar cartaz]