45 dias depois, a tragédia causada pela enchentes no Rio Grande do Sul não pode cair no esquecimento. Agora, alguns lugares já começam a ver a água baixar e com isso, novos problemas surgem.
- O lixo gerado pelas enchentes já registrou 47 mil toneladas;
- Doenças como a leptospirose, causadas pelo contato com água contaminada, formam uma trilha de contaminação no estado;
Pensando nisso, compartilhamos aqui dicas fundamentais de saúde e segurança dos alimentos para lidar com situações como essa. Leia com atenção e compartilhe com familiares, amigos e vizinhos.
Cuidados com a água para consumo humano
Durante uma inundação, a água pode não estar em condições adequadas para consumo. Seguir procedimentos básicos para garantir a qualidade da água é imprescindível, pois a ingestão de água contaminada pode causar diarreias e doenças parasitárias. Algumas dicas são:
Limpeza de recipientes: Todos os recipientes usados para armazenar água devem ser limpos adequadamente. Não utilize água sanitária com alvejante ou perfume para desinfetar água, alimentos ou recipientes.
Desinfecção: Use a água sanitária apenas para limpar superfícies, embalagens de vidro, latas e caixas “longa vida” não danificadas.
💡 Como fazer o tratamento da água:
Filtragem e Fervura: Sempre filtre e ferva a água antes de beber.
Uso de Hipoclorito de Sódio: Se não puder ferver a água, adicione 2 gotas de hipoclorito de sódio (2,5%) por litro de água e deixe repousar por 30 minutos antes de consumir.
Alterações na Água: Se notar alguma alteração na água da torneira (odor ou coloração diferente), entre em contato com a empresa responsável pela distribuição de água ou com a Secretaria de Saúde do seu município.
Cuidados com os alimentos
Em situações de enchente, os alimentos podem não estar em condições adequadas para consumo. Evite doenças seguindo estas recomendações:
Não Consuma:
- Alimentos com cheiro, cor ou aspecto fora do normal (úmidos, mofados, murchos).
- Leite, carne, peixe, frango, ovos crus ou malcozidos, especialmente aqueles que entraram em contato com a água da enchente.
- Frutas, verduras e legumes estragados ou escurecidos que tiveram contato com a água da enchente.
- Alimentos refrigerados que ficaram fora da geladeira por mais de duas horas, principalmente carne, frango, peixe e sobras.
- Alimentos industrializados com validade vencida.
- Alimentos com embalagem ou tampas estufadas.
- Alimentos embalados (vidro, lata, caixa “longa vida”, plásticos) que estejam abertos e/ou danificados.
💡 Higienização com Hipoclorito de Sódio (2,5%)
Utilize o hipoclorito de sódio para higienizar frutas, verduras, legumes e embalagens. Leia e siga as instruções na etiqueta do produto. Nunca misture hipoclorito de sódio com amoníaco ou outros produtos de limpeza. Para evitar contaminação durante a limpeza, utilize equipamentos de proteção individual (botas, luvas, máscara). Caso não possua esses materiais, improvise com sacos plásticos.
Alimentos que Podem Ser Reaproveitados:
Alimentos industrializados embalados em vidro, lata e caixa “longa vida” que não estejam danificados, amassados, enferrujados ou abertos. As embalagens devem ser higienizadas conforme os procedimentos com hipoclorito de sódio (2,5%).
Lembre-se: alimentos contaminados podem causar diarreias, vômitos, febre e, em casos graves, podem levar à morte. Procure uma unidade de saúde se apresentar esses sintomas e evite a automedicação.
Ao seguir estas orientações, você contribui para a saúde e segurança de todos durante uma enchente. Cuide-se e cuide dos seus!
💡 O cuidado não termina aqui! Compartilhamos aqui uma cartilha elaborada pelo Governo Federal com outras dicas essenciais para o enfrentamento de enchentes. Baixe aqui.